Justiça manda suspender a divulgação de pesquisa com 'indícios de fraude' em que Dr Serginho (REP) lidera disputa em Cabo Frio

Pesquisa chegou a ser exibida na propaganda eleitoral gratuita do candidato Dr Serginho (REP), além sair em alguns sites e páginas ligadas ao candidato


A justiça eleitoral concedeu liminar mandando suspender imediatamente a divulgação da pesquisa do Instituto Opiniun, sobre as intenções de voto em Cabo Frio, apontada com "suspeita de fraude", segundo decisão da tarde desta terça-feira (27). 

A pesquisa que foi divulgada até no Jornal O Dia, na última sexta-feira (23), chegou inclusive a ser exibida na propaganda eleitoral gratuita do candidato Dr Serginho (REP), além sair em alguns sites e páginas ligadas ao candidato.

De acordo com a decisão do juiz Ricardo de Mattos Pereira, instituto está proibido de continuar a divulgação dos dados que seriam incorretos. Já os veículos de imprensa que publicaram, devem apagar. 

Assim disse o juiz na decisão: "DEFIRO PARCIALMENTE A LIMINAR pleiteada para determinar a suspensão da divulgação dos resultados da pesquisa impugnada registrada sob o n.º RJ-06891/2020, devendo ser intimada a empresa RHTF SERVICOS DE PESQUISA LTDA, nome fantasia INSTITUTO DE PESQUISA OPINIUN (IBPO), na forma dos §§1º e 2º, do art.16, da Res. TSE 23600. Defiro ainda a intimação da empresa RHTF SERVICOS DE PESQUISA LTDA para que forneça ao autor os dados da pesquisa eleitoral objeto da presente, no prazo de 2 dias, encaminhando-os integralmente para o endereço eletrônico (psamerson@hotmail.com), devendo ainda em igual prazo, permitir o acesso da Impugnante ou de pessoa por ela indicada à sede da empresa, para exame das planilhas, mapas ou equivalentes, em horário comercial, na forma do art. 13 da Resolução TSE nº 23.600/2019."

O referido instituto é alvo de diversas denúncias e processos de acusação de manipulação de dados. O Ministério Público Eleitoral emitiu um parecer informando que a empresa responsável não possui nenhum funcionário cadastrado. 

Nas eleições suplementares de Iguaba Grande, no ano passado, a mesma situação ocorreu. Com isso, o Opiniun não pode mais divulgar essa sondagem como sendo oficial, sobre a disputa eleitoral no município cabofriense. 

Categorias: Eleições 2020

Fotos da notícia




Outras notícias